Sobre o Município

A Secretaria Municipal de Educação de Francisco Macedo distribui 634 kits de merenda escolar para famílias de alunos

Educação - 07/05/2021

...

Educação de Francisco Macedo distribui 634 kits de merenda escolar para famílias de alunos

A Secretaria de Educação do município de Francisco Macedo distribuiu na última quarta-feira, 05 de maio, 634 kits de merenda escolar para famílias de alunos. Os kits são compostos por  gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A entrega da primeira etapa das remessas foram destinadas para 668 alunos matriculados na rede municipal de ensino.  De acordo com a Lei nº 13.987 de 2020 que garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram as aulas da rede pública suspensas.

A equipe da Secretaria de Educação de Francisco Macedo organizou um cronograma para entrega dos alimentos com intuito de evitar aglomeração.

Na quarta-feira, 05, no horário das 7:15h às 11:15h e das 13h às 17h os kits foram distribuidos em todas as escolas da zona urbana do municipio: Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar, Unidade Escolar Escola Joaquim Antônio de Carvalho Neco e Unidade Escolar Proinfância Ananias Maria da Alencar.

Na zona rural, a Unidade Escolar Abílio José de Almeida, na localidade Retiro, também efetuou a entrega durante manhã e tarde.

Os alunos da Educação para Jovens e Adultos na modalidade EJA maiores de 18 anos também foram contemplados com os kits alimentares. Obedecendo os critérios e orientações do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em relação a composição nutricional por modalidade de ensino, a entrega dos kits de merenda, foram para pais, mães ou responsáveis.

Para receber os kits foi obrigatório o uso de máscaras e a apresentação de documentos de identificação. A nutricionista Aurileia Paiva, esteve acompanhando, ajudando e orientando no processo de distribuição dos kits em todas as escolas:

“Pude perceber a felicidade de cada mãe e pai na hora do recebimento. Foi feita a entrega de um kit alimentar para cada aluno matriculado nas escolas municipais”, disse.

De acordo com a nutricionista, cada kit para aluno de creche e pré-escola continha: 01 kg de arroz, 01 kg de feijão, 01 pacote de macarrão, 02 pacotes de leite, 02 unidades de flocão, 01 kg de peito de frango , 01 kg de batata doce, 01 dúzia de banana e 01 kg de polpa de fruta. Aluno de ensino fundamental: 01 kg de arroz, 01 kg de feijão, 02 unidades de flocão, 01 kg de peito de frango , 01 kg de batata doce e 01 dúzia de banana. Aluno do EJA: 01 kg de feijão, 01 pacote de macarrão, 01 unidade de flocão, 01 kg de peito de frango , 01 kg de batata doce, 01 dúzia de banana.

“A entrega seguiu todas orientações do FNDE em relação a quantidade de macro e micronutrientes que cada aluno precisa para suprir às necessidades nutricionais”, completou Aurileia.

A secretária de Educação, Reneuda, agradeceu a toda equipe da Secretaria de Educação que esteve envolvida no processo de distribuição.

“Agradeço aos diretores, professores, merendeiras, vigias, secretárias de escolas, zeladores e de modo geral aos que compõem a equipe da secretaria e que se doaram nesse momento de calamidade na saúde pública por conta da pandemia do Covid-19. Tivemos grande prazer em distribuir os kits de alimentos. Assim vai favorecer os familiares de nossos alunos. Agradeço ao conselho do CAE que esteve presente e a nutricionista da Educação”, agradeceu a secretária.

                

Gabinete do Prefeito